João Fonseca acumula mais títulos que Federer, Nadal e Djokovic, aos 18 anos

O tenista brasileiro está fazendo história no esporte

João Fonseca, tenista de apenas 18 anos, atualmente na 60ª colocação do ranking mundial, se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um torneio ATP.

No último dia 16 de março, o atleta garantiu o terceiro título de Challenger da carreira, em Phoenix, nos Estados Unidos. Com quatro conquistas no currículo, ele já supera nomes de peso do tênis como Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal com a mesma idade.

Aos 18 anos e seis meses, idade atual de João Fonseca, Federer possuía uma posição no ranking mundial melhor que do brasileiro, ocupando a 49ª colocação. Todavia, o suíço não havia vencido um torneio ATP e contava com apenas um título de Challenger no currículo. Nadal, por sua vez, era campeão do ATP de Sopot, na Polônia, mas detinha apenas dois troféus de Challengers. O espanhol ocupava o número 51 do mundo com a mesma idade.

Quando estava na posição 78 do ranking mundial, Djokovic ainda não havia conquistado um título de ATP, tendo apenas três troféus de Challenger – mesma marca do italiano Jannik Sinner. Já o atual número 1 do mundo, há cinco anos, ocupava a 73ª colocação no ranking.

Carlos Alcaraz, atual número 3 do mundo, foi o único a superar o desempenho de JoãO Fonseca aos 18 anos. Na época, o atleta espanhol havia conquistado um título de ATP em Umag, na Croácia, mais quatro troféus de Challenger. Ele também possuía a melhor posição no ranking entre os citados, ocupando o 32º lugar.