A Federação Paulista de Futebol (FPF) autorizou, de forma excepcional, a presença da torcida organizada Gaviões da Fiel na final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, que será realizada na Neo Química Arena. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (17/12), foi tomada após recomendação do Ministério Público e suspende temporariamente a punição imposta à organizada.
A sanção havia sido aplicada após um confronto entre torcedores uniformizados de Corinthians e São Paulo, ocorrido em 20 de novembro, na Rua Conselheiro Carrão, bairro do Bixiga, logo após o clássico válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como consequência, os membros da Gaviões estavam proibidos de acessar os estádios com trajes ou itens que os identificassem como parte da torcida organizada, embora pudessem comparecer como torcedores comuns.
Anteriormente, no fim de outubro, a FPF já havia liberado outras torcidas organizadas do Corinthians, encerrando uma punição de seis meses aplicada após o uso de artefatos explosivos na final do Campeonato Paulista, em março.
A liberação da Gaviões para a final da Copa do Brasil foi resultado de um acordo firmado entre representantes das torcidas, o Ministério Público e o 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. O entendimento foi formalizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece regras de segurança e comportamento nos dias de jogos, visando evitar novos episódios de violência.


