O presidente Donald Trump fez uma de suas primeiras declarações após a ação na Venezuela que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro. Em entrevista à Fox News no sábado (3/01), ele contou que acompanhou a ofensiva como quem assiste a um programa de TV e destacou a agilidade e a execução militar: “Se você tivesse visto a velocidade e a violência como isso aconteceu… foi um trabalho incrível”.
++ Segredo revelado: como a IA faz dinheiro pingar na sua conta durante a noite
O presidente Donald Trump afirmou que acompanhou em tempo real a operação desde Mar-a-Lago, na Flórida. Segundo ele, o planejamento se estendeu por vários dias e chegou a ser adiado por causa do clima, pois aguardavam um cenário com menor cobertura de nuvens para garantir o sucesso da ação.
++ Mulher morre após ingerir dois litros de água em apenas 20 minutos
A ofensiva envolveu helicópteros e aeronaves, e, segundo o presidente, a detenção de Maduro e de sua esposa ocorreu “em questão de segundos”. Ele ressaltou a coordenação da operação e fez comparação com outros ataques dos EUA, como os contra instalações nucleares do Irã em 2025.
O presidente Donald Trump também enfatizou que, conforme informado por militares, nenhum outro país no mundo seria capaz de executar manobra tão complexa. Reforçou que assistiu a tudo “como se fosse um programa de televisão” e elogiou o desempenho da equipe: “Foi algo incrível, um trabalho incrível que essas pessoas fizeram”.
Maduro foi capturado na madrugada de sábado por forças dos EUA e, de acordo com a procuradora-geral Pam Bondi, será levado a Nova York para responder à Justiça americana. A primeira-dama Cilia Flores também foi presa e enfrenta acusações apresentadas pelas autoridades dos Estados Unidos.


