A alemã Laura Dahlmeier, bicampeã olímpica de biatlo nos Jogos de Inverno de 2018, sofreu um grave acidente durante uma expedição de montanhismo no Paquistão. A ex-atleta tentava alcançar o cume do Pico Laila, localizado na Cordilheira do Caracórum, quando foi atingida por um desabamento de rochas.
Segundo informações divulgadas por sua assessoria e confirmadas em suas redes sociais, Laura estava acompanhada por outra pessoa na expedição. Ambos conseguiram alcançar o cume, a mais de 6.000 metros de altitude, antes do acidente acontecer. Com o deslizamento, Dahlmeier ficou presa e seu companheiro acionou os serviços de resgate.
Devido à localização remota e de difícil acesso, os socorristas só conseguiram localizar a dupla na manhã do dia seguinte, terça-feira (29/7), com o auxílio de um helicóptero. Apesar de terem conseguido avistar a ex-atleta, o resgate ainda não foi possível. As equipes de salvamento informaram que ela “não apresenta sinais de vida” e, no mínimo, está gravemente ferida.
Laura Dahlmeier é uma das maiores atletas da história do biatlo, tendo conquistado duas medalhas de ouro e uma de bronze nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em 2018. Ela se aposentou do esporte em 2019 para se dedicar a outras atividades, incluindo o montanhismo.
A situação permanece crítica, e as autoridades locais seguem mobilizadas para tentar efetuar o resgate o mais rápido possível. A comunidade esportiva internacional acompanha com apreensão o desenrolar do caso.