O Botafogo foi indicado ao prêmio de Melhor Clube do Mundo em 2024, concedido pela Ballon d’Or, tradicional premiação organizada pela revista francesa France Football. A lista dos cinco finalistas foi divulgada nesta quinta-feira (7/8) e surpreendeu ao deixar o Real Madrid de fora. Além do clube carioca, foram indicados Barcelona (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra) e Paris Saint-Germain (França).
A indicação do Botafogo é resultado de uma temporada histórica. Sob o comando do técnico Artur Jorge, o clube conquistou a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro, consolidando-se como uma das potências do futebol sul-americano em 2024. Jogadores como Thiago Almada, Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus foram protagonistas nas campanhas vitoriosas, e o trio gerou um lucro superior a R$ 250 milhões para o clube.
No Mundial de Clubes, o Botafogo enfrentou o Paris Saint-Germain na fase de grupos e venceu por 1 a 0, com gol de Igor Jesus. Apesar do bom desempenho, o time foi eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras.
O vencedor do prêmio será anunciado no dia 22 de setembro, durante cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris. O atual detentor do título é o Real Madrid, que desta vez não foi indicado.