Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Moraes rebate acusações de ex-assessor sobre suposta fraude em operação contra empresários

Date:

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta quarta-feira (3/9) às acusações feitas por seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro. Em depoimento remoto à Comissão de Segurança Pública do Senado, na terça-feira (2/9), Tagliaferro alegou que Moraes teria manipulado relatórios para justificar uma operação contra empresários ligados ao bolsonarismo em 2022.

Por meio de nota oficial, Moraes negou veementemente as acusações. Segundo o ministro, os documentos produzidos durante os inquéritos das Fake News e das milícias digitais apenas relatavam, de forma objetiva, postagens ilegais nas redes sociais diretamente relacionadas às investigações. Ele destacou ainda que todos os procedimentos foram conduzidos de maneira oficial e regular, com a devida ciência da Procuradoria-Geral da República (PGR). Moraes afirmou: “Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e nas investigações em curso no STF, com integral participação da PGR”.

A nota também esclarece que a Petição nº 10.543, que investiga o possível financiamento de desinformação, discurso de ódio e ataques coordenados a instituições e ao sistema eleitoral, seguiu os trâmites legais. O gabinete de Moraes informou que, após decisão do ministro em 19 de agosto, um relatório foi requisitado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anexado ao processo em 29 de agosto, com vista imediata às partes. A PGR recorreu, mas o recurso não foi aceito pelo STF em 9 de setembro.

Tagliaferro, por sua vez, afirmou que os relatórios usados na operação de 23 de agosto de 2022 foram produzidos apenas após a ação, o que, segundo ele, indicaria uma suposta fraude. No entanto, os autos do processo mostram que o relatório foi elaborado em 22 de agosto, um dia antes da operação.

O ex-assessor foi denunciado pela PGR em agosto deste ano por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e obstrução de investigação. Ele é acusado de vazar mensagens internas do STF e TSE para a imprensa, o que ele nega. Atualmente foragido na Itália, Tagliaferro teve sua extradição solicitada por Moraes ao Ministério da Justiça, além de ter suas contas bloqueadas por ordem do ministro.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Boni detalha motivo de proibição de roupas chamativas na TV Globo

Boni, ícone na trajetória da TV Globo, revelou a...

Nasce Rosamaria, primeira filha de Key Alves e Bruno Rosa, em São Paulo

A pequena Rosamaria, fruto da união da jogadora de...

Ticiane Pinheiro exagera na dança de Natal, machuca o joelho e faz ressonância

Ticiane Pinheiro se empolgou demais durante as festas de...
Translate »