Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Impasse sobre anistia trava pautas econômicas no Congresso

Date:

A discussão em torno da proposta de anistia se tornou o principal ponto de atrito no Congresso Nacional, impactando diretamente a tramitação de temas econômicos considerados cruciais pelo governo. Entre os projetos paralisados estão a revisão das regras de aposentadoria dos militares e a regulamentação da reforma tributária, ambos vistos como pilares da agenda fiscal.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

A saída dos partidos União Brasil e PP da base governista elevou a dificuldade para o avanço dessas pautas. Apesar disso, indicações feitas por lideranças como Arthur Lira (PP-AL) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) devem ser mantidas em cargos do segundo escalão, o que permite algum apoio seletivo às propostas em análise.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

A regulamentação da reforma tributária, aprovada na Câmara em agosto de 2024, teve sua tramitação retomada no Senado após mais de um ano. O parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça em 17 de setembro. Outro projeto travado é o que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, aprovado em regime de urgência, mas ainda sem data para votação final.

A maior resistência no Congresso está na proposta de taxação dos super-ricos, com alíquota de até 10% para rendas mensais acima de R$ 50 mil. Essa medida é vista como forma de compensar a perda de arrecadação decorrente da ampliação da faixa de isenção do IR.

No caso da Previdência dos militares, o governo propôs idade mínima de 55 anos e 35 anos de serviço, com transição de sete anos e vigência a partir de 2032. No entanto, o projeto segue parado na Câmara sem previsão de análise.

Outras propostas econômicas também estão estagnadas, como a punição a devedores recorrentes, o teto para supersalários, mudanças na lei de falências e medidas para fortalecer o mercado financeiro. Todas aguardam relatoria ou votação e seguem sem avanços concretos.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Quem era Ruy Ferraz Fontes, o ex-delegado temido pelo PCC morto em SP

Ruy Ferraz Fontes, que atuou por quatro décadas na...

“Vidas pretas matam”: frase racista é pichada em campus de universidade em São Paulo

Frases com teor racista foram pichadas na sede do...

Itamaraty adota cautela diante de ameaças de sanções do governo Trump após condenação de Bolsonaro

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil optou por...

Saiba quem é a filha de ministro do STF que sofreu cusparada e xingamentos em universidade

Melina Girardi Fachin, professora de direito na Universidade Federal...
Translate »