Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Quem era Ruy Ferraz Fontes, o ex-delegado temido pelo PCC morto em SP

Date:

Ruy Ferraz Fontes, que atuou por quatro décadas na Polícia Civil de São Paulo e era referência no combate ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi assassinado na noite desta segunda-feira (15/9) em Praia Grande, no litoral paulista. A suspeita é de que o crime tenha sido cometido por membros da facção criminosa, da qual ele era um dos principais estudiosos e combatentes.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

Conforme informações do Ministério Público de São Paulo, Ruy já havia sido marcado para morrer pelo PCC em 2019. A motivação seria a transferência de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, líder da organização, para um presídio federal. A polícia acredita que o delegado caiu em uma emboscada planejada.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

Imagens de câmeras de segurança mostram que o carro onde Ruy estava foi perseguido por criminosos. Ao tentar escapar, ele colidiu com um ônibus, e o veículo capotou. Em seguida, três homens armados desceram de outro carro e dispararam diversas vezes contra ele.

Ruy iniciou sua trajetória na delegacia de Taguaí e ocupou cargos de liderança em diversas divisões da Polícia Civil, como o DHPP, Denarc e Deic. Ele também foi responsável por chefiar a Delegacia Geral do Estado e o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

Além da carreira policial, Ruy foi professor universitário e instrutor da Academia da Polícia Civil. Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, cargo que ocupava até ser executado. Ele tinha formação em Administração Pública e participou de cursos internacionais sobre combate às drogas e ao terrorismo.

Foi o primeiro delegado a investigar o PCC no estado de São Paulo, no início dos anos 2000, quando liderava a Delegacia de Roubo a Bancos do Deic. A atuação firme contra a facção o colocou na mira de Marcola, que teria ordenado sua morte anos depois.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

“Vidas pretas matam”: frase racista é pichada em campus de universidade em São Paulo

Frases com teor racista foram pichadas na sede do...

Itamaraty adota cautela diante de ameaças de sanções do governo Trump após condenação de Bolsonaro

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil optou por...

Saiba quem é a filha de ministro do STF que sofreu cusparada e xingamentos em universidade

Melina Girardi Fachin, professora de direito na Universidade Federal...

Lucas Chumbo é eleito o melhor surfista de ondas gigantes do mundo em 2025

  O brasileiro Lucas Chianca, mais conhecido como “Chumbo”, foi...
Translate »