Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

EUA avaliam cancelar visto de comandante do Exército Brasileiro por ligação com Moraes

Date:

O governo dos Estados Unidos está considerando revogar o visto de Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro. A medida é analisada sob a justificativa de que o general teria sido indicado ao cargo com apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e que estaria alinhado com decisões do magistrado, inclusive em temas que envolvem militares.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

Relatórios do Departamento de Estado norte-americano apontam encontros entre Moraes e o general Tomás. A Casa Branca suspeita que algumas decisões do ministro no STF, que afetaram membros das Forças Armadas, teriam sido tomadas após conversas com o comandante do Exército. A possível revogação do visto integra um pacote de sanções mais amplo.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

A iniciativa pode elevar a tensão diplomática entre os governos de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, com reflexos em acordos militares em andamento. A proposta de sanção também alcança membros da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Nesta semana, os EUA já retiraram o visto de sete autoridades brasileiras.

O general Tomás não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No entanto, fontes próximas ao comandante consideram a possível sanção um erro estratégico, que pode prejudicar os canais de diálogo entre os dois países. Um representante do governo Trump afirmou que as sanções não devem mudar o comportamento de Lula ou do STF, mas que novas medidas punitivas estão sendo planejadas.

Conversas obtidas pela investigação sobre tentativa de golpe de Estado também mencionam o general. Em mensagens trocadas no Instagram, o tenente-coronel Mauro Cid relatou ao advogado Eduardo Kuntz que seu pai, o general Lourena Cid, teria ouvido de Tomás que Moraes se sentia pessoalmente prejudicado por Bolsonaro.

Segundo Cid, Moraes teria dito que o ex-presidente Jair Bolsonaro “acabou com a vida dele”, informação que teria sido repassada pelo comandante do Exército ao general Lourena Cid. Esse diálogo foi citado na delação que contribuiu para a condenação de Bolsonaro.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Boni detalha motivo de proibição de roupas chamativas na TV Globo

Boni, ícone na trajetória da TV Globo, revelou a...

Nasce Rosamaria, primeira filha de Key Alves e Bruno Rosa, em São Paulo

A pequena Rosamaria, fruto da união da jogadora de...

Ticiane Pinheiro exagera na dança de Natal, machuca o joelho e faz ressonância

Ticiane Pinheiro se empolgou demais durante as festas de...
Translate »