
Segundo dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta terça-feira (4/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os nomes “Maria” e “José” continuam sendo os mais populares entre os brasileiros, com 12,2 milhões e 5,1 milhões de registros, respectivamente. Pela primeira vez, o levantamento também revelou os sobrenomes mais frequentes no país.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
De acordo com o IBGE, “Silva” é o sobrenome mais comum, presente em mais de 34 milhões de certidões de nascimento. Em seguida aparecem “Santos” (21,3 milhões) e “Oliveira” (11,7 milhões). No total, o Brasil possui mais de 140 mil nomes próprios e mais de 200 mil sobrenomes distintos.
++ Virginia é flagrada mandando selfie para Vini Jr.
O ranking de nomes mais utilizados inclui ainda “Ana” (3,9 milhões), “João” (3,4 milhões), “Antonio” (2,2 milhões), “Francisco” e “Pedro” (1,6 milhão cada), “Carlos” (1,4 milhão), além de “Lucas” e “Luiz”, ambos com cerca de 1,3 milhão. Já entre os sobrenomes, destacam-se também “Souza” (9,1 milhões), “Pereira” (6,2 milhões), “Ferreira” e “Lima” (6 milhões cada), “Alves” (5,7 milhões), “Rodrigues” (5,4 milhões) e “Costa” (4,8 milhões).
Rodrigo Almeida Rego, gerente de Inovação e Desenvolvimento do IBGE e responsável pelo projeto, explicou que a versão anterior da plataforma Nomes no Brasil, lançada em 2016 com base no Censo de 2010, teve uma recepção surpreendentemente positiva. Com isso, a nova edição traz não apenas dados atualizados, mas também novas funcionalidades para explorar.
A nova versão do site oferece curiosidades sobre nomes, jogos interativos, um mapa global com nomes populares em outros países e informações adicionais como origem, significado e distribuição geográfica. Também é possível acessar uma ferramenta que mostra a evolução da popularidade dos nomes ao longo do tempo.
Com a análise dos gráficos, é possível observar, por exemplo, a queda no uso de nomes como Osvaldo e Terezinha, enquanto nomes como Gael e Helena têm ganhado destaque nas últimas décadas.


