Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Lula critica operação no Rio e cobra atuação da PF nas investigações

Date:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4/11) que a Polícia Federal deve participar das investigações sobre as 121 mortes ocorridas durante a megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, na semana passada. Foi a primeira vez que Lula adotou um tom mais duro ao se referir à ação, que classificou como uma “matança”.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Durante conversa com jornalistas estrangeiros em Belém (PA), onde participa de eventos preparatórios para a COP30, Lula disse que o governo tenta incluir peritos da PF no processo investigativo. Segundo ele, muitas das vítimas foram enterradas sem perícia de órgãos independentes, o que compromete a transparência dos fatos.

++ Virginia é flagrada mandando selfie para Vini Jr.

A declaração ocorre uma semana após a operação, que resultou na morte de 117 suspeitos e quatro policiais. De acordo com Lula, a autorização judicial previa apenas prisões, e não ações letais. Ele ressaltou a necessidade de apurar em que condições as mortes ocorreram, uma vez que há apenas a versão oficial da polícia e do governo estadual.

O presidente afirmou que, embora alguns considerem a operação bem-sucedida pelo número de mortes, do ponto de vista do Estado, ela foi “desastrosa”. Ele reforçou que é fundamental entender se houve excessos ou irregularidades por parte das forças de segurança.

Na última quinta-feira (30/10), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou o envio de 20 peritos da PF ao Rio. Eles atuarão em análises de cenas de crime, exames de balística, identificação genética, necropsias e outras áreas forenses para auxiliar nas investigações.

Lula está em Belém desde sábado (1º/11) para compromissos relacionados à COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro. A conferência reunirá líderes mundiais para discutir ações climáticas.

Antes do evento principal, ocorre a Cúpula dos Líderes, nos dias 6 e 7 de novembro, que reunirá presidentes e chefes de governo para impulsionar os debates técnicos da conferência climática.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Tite recebe proposta para assumir projeto no futebol europeu

O técnico Tite está próximo de retomar sua carreira...

Mãe de Mel Maia, Débora Maia, é encontrada morta no Rio de Janeiro

Na tarde de sexta-feira (28/11), a empresária Débora...

Mel Maia se pronuncia após morte da mãe, Débora Maia

A atriz Mel Maia se manifestou pela primeira vez...

Glauber Silva disputa sua primeira competição internacional de 2024 em Portugal

O nadador brasileiro Glauber Silva embarcou para Portugal na...
Translate »