Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

IFI alerta que exceções fiscais do governo Lula comprometem credibilidade do arcabouço

Date:


Autoridades discutem metas fiscais durante audiência no Senado Federal (Foto: Instagram)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem flexibilizado de forma recorrente as metas fiscais, o que compromete a principal função do novo arcabouço fiscal: estabelecer confiança na condução da política econômica. Essa avaliação consta no último relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI), organismo vinculado ao Senado Federal.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

De acordo com a IFI, a ampliação das deduções aplicadas às estatais e a busca por atingir apenas o limite inferior da meta de resultado primário vêm acentuando distorções no regime fiscal. Em vez de enfrentar as causas reais do desequilíbrio nas contas públicas, o governo estaria tratando apenas os efeitos.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

A análise foi divulgada nesta quarta-feira (19/11), no Relatório de Acompanhamento Fiscal referente ao mês de novembro. No documento, a IFI critica também a prática de atrelar despesas ao aumento de arrecadação, o que, segundo o órgão, dificulta o processo de consolidação fiscal e pressiona os gastos que estão sob o limite do teto.

Na prática, ao buscar elevar receitas em vez de controlar os gastos, o governo acaba ampliando despesas que crescem junto com a arrecadação, como as áreas de saúde e educação. Isso cria um ciclo contínuo de aumento de receitas e, simultaneamente, de despesas.

O relatório ainda destaca que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, enviado ao Congresso em agosto, prevê que 90% das despesas sujeitas ao teto serão de caráter obrigatório, o que reduz a margem de manobra do governo para ajustar as contas.

A IFI ressalta que, embora exceções possam ser justificadas em situações inesperadas, a criação de brechas para medidas já previstas enfraquece as regras fiscais. Essa prática, segundo o órgão, compromete a credibilidade do governo perante o mercado e a sociedade.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Por que a Lua Minguante pode deixar você exausto, explica Thiago Cordeiro

Você anda se sentindo sem energia, com a paciência...

Madrinha de Bruninho garante compromisso de encontro entre ex-goleiro Bruno e o filho

A madrinha de Bruninho, filho de Eliza Samúdio, manteve...

Deborah Secco curte férias nos EUA com a filha Maria Flor após gravações de “Bruna Surfistinha”

Depois de concluir as gravações de cenas para a...

Fluminense monitora interesse do Palmeiras em Jhon Arias e avalia cláusula de preferência

O Fluminense está atento ao interesse que o Palmeiras...
Translate »