
Incêndio assusta participantes na zona azul da COP30 em Belém, mas ninguém se feriu. (Foto: Instagram)
Um incêndio atingiu nesta quinta-feira (20/11) o pavilhão dos países na zona azul da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). O local foi rapidamente evacuado, com a atuação de bombeiros e seguranças que isolaram a área onde o fogo começou. A organização do evento informou que não houve feridos.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Marcelo Rocha, um dos participantes da conferência, relatou ao portal Metrópoles que estava entre o pavilhão da África e o espaço Climate Live – Entertainment and Culture quando houve uma queda de energia, seguida do início das chamas. Segundo ele, as pessoas começaram a correr para sair do local. Informações iniciais apontam que o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito, o que levou ao desligamento do sistema elétrico da área.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
A COP30 está sendo realizada em Belém desde 10 de novembro e marca a primeira semana de debates sobre temas como adaptação climática, financiamento internacional, transição energética justa e o impasse sobre combustíveis fósseis. O governo brasileiro considera esta edição como “a COP da verdade”, com foco em discutir os mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.
Durante coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a prioridade é garantir a segurança dos participantes e confirmou que o incêndio já foi controlado. Ele acrescentou que apenas os técnicos especializados poderão determinar a causa exata do incidente.
A organização da COP30 reforçou que a situação está sob controle e que as equipes de emergência continuam monitorando a área afetada. A zona azul, onde ocorreu o incidente, é o espaço reservado para as negociações oficiais, encontros de líderes mundiais e os pavilhões dos países.
Esse setor é de acesso restrito e fundamental para a definição das diretrizes das políticas climáticas globais. Fica localizado no parque da cidade e é coordenado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).


