
Lula expressa otimismo com avanços da COP30 e diz que é possível convencer Trump sobre crise climática (Foto: Instagram)
Durante entrevista coletiva em Belém (PA), nesta quarta-feira (19/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou entusiasmo com os avanços obtidos na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Segundo ele, os resultados alcançados até agora o deixam tão otimista que acredita ser possível convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a seriedade da crise climática.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Lula afirmou que pretende mostrar a Trump a importância do desenvolvimento sustentável e da transição para uma economia verde. O presidente brasileiro destacou que não quer impor nada a ninguém, mas sim construir soluções conjuntas com outros países, respeitando suas soberanias políticas, ideológicas e culturais.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não compareceu à COP30 e também não enviou representantes para o evento. Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem adotado uma postura cética em relação às mudanças climáticas e assinou um decreto retirando os EUA do Acordo de Paris. Em diversas ocasiões, ele tem declarado que não acredita no aquecimento global nem nos efeitos negativos dos combustíveis fósseis.
Além da pauta ambiental, Lula também demonstrou esperança em relação ao fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Visivelmente animado, o presidente afirmou que sonha com o encerramento do conflito, que, segundo ele, já não tem mais justificativa para continuar.
Lula esteve em Belém para acompanhar de perto as etapas finais das negociações da COP30, que se encerram na próxima sexta-feira (21/11). Seu objetivo é fortalecer os acordos e ampliar os investimentos voltados para soluções climáticas que beneficiem o planeta.


