Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Candidatos criticam logística de provas do concurso do CBMDF marcadas para o mesmo dia

Date:


Candidatos enfrentam maratona de provas para ingresso no Corpo de Bombeiros do DF. (Foto: Instagram)

No próximo domingo (30/11), os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enfrentarão uma maratona de 10 horas de provas. Isso porque os exames para os cargos de Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) e Curso de Formação de Praças (CFP) serão aplicados no mesmo dia, um pela manhã e outro à tarde.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Essa decisão tem gerado insatisfação entre os concurseiros, que alegam dificuldades logísticas para realizar ambas as provas. Muitos se inscreveram nos dois processos seletivos, mas agora precisam optar por apenas um devido à distância entre os locais de aplicação e ao curto intervalo entre os horários.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

O Idecan, responsável pela organização do concurso, definiu os horários: o CHO ocorrerá das 8h às 13h e o CFP das 14h às 19h. Candidatos relatam que, além da sobrecarga, enfrentam deslocamentos inviáveis entre as provas. Uma enfermeira de 26 anos contou que teria que sair do Sol Nascente pela manhã e chegar a Ceilândia à tarde, dependendo do transporte público em um domingo — o que considera impraticável.

Ela afirmou ainda que se sentiu lesada por ter pago duas inscrições, no valor total de R$ 355, e não poder realizar ambas. Junto a outros candidatos, denunciou a situação ao Tribunal de Contas do DF e ao Ministério Público, mas não obteve retorno satisfatório.

Outro candidato, de 27 anos, morador do P Sul, decidiu abrir mão da prova do CHO. Segundo ele, a escolha se deu pela maior quantidade de vagas no CFP e pela falta de organização da banca. Ele relata prejuízos financeiros e emocionais após anos de preparação interrompidos por problemas logísticos.

O CBMDF respondeu que a responsabilidade pela estrutura e organização das provas é da banca contratada, conforme publicado no Diário Oficial do DF em junho de 2025. A corporação também informou que está acompanhando o processo e que repassou as queixas dos candidatos ao Idecan, que avaliará possíveis mudanças.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Senado votará reajuste e nomeações para forças de segurança do DF nesta quinta-feira

Presidente do Senado anuncia votação...

Presidente do PT celebra prisão de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Edinho Silva celebra decisão judicial...

Nova norma do Banco Central surpreende corretoras de criptomoedas

Nova medida do Banco Central...
Translate »