
Teatro Baccarelli é inaugurado em Heliópolis como símbolo de transformação cultural. (Foto: Instagram)
O Instituto Baccarelli inaugurou nesta terça-feira (25/11) o Teatro Baccarelli, o primeiro espaço de concertos localizado em uma favela no mundo. A nova sala de espetáculos está situada em Heliópolis, comunidade localizada no bairro do Sacomã, na zona sul da cidade de São Paulo, e marca um passo importante na inclusão cultural da região.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Com as obras iniciadas em março de 2024, o teatro foi concebido para abrigar as apresentações dos 18 coros, quatro orquestras e vários grupos de câmara do Instituto Baccarelli. A estrutura também vai oferecer oportunidades para que os cerca de 1.400 alunos da instituição possam vivenciar o palco.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
Além de servir como palco para os estudantes, o espaço tem como meta atrair companhias artísticas de renome nacional e internacional, ampliando o acesso à cultura para a comunidade local e vizinhanças. A proposta é democratizar a arte e criar novas conexões culturais.
Com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, o Teatro Baccarelli comporta 533 espectadores e foi projetado para ser versátil, com um fosso móvel que permite a realização de diferentes tipos de espetáculos, como óperas e balés. O espaço também terá uma função educacional, oferecendo formação técnica em áreas como iluminação, sonorização, projeção e cenotecnia.
O projeto acústico é assinado por José Nepomuceno, responsável por espaços consagrados como a Sala São Paulo e a Sala Cecília Meireles. Essa expertise garante ao teatro um padrão internacional de qualidade sonora.
O local contará ainda com uma ilha de edição e transmissão, possibilitando a gravação e produção de conteúdo de forma autônoma, com equipamentos modernos e tecnologia de ponta. A iniciativa reforça o papel do Instituto Baccarelli como agente transformador por meio da arte e da educação.


