
Trânsito intenso em avenida da capital paulista durante horário de pico. (Foto: Instagram)
A Prefeitura de São Paulo vai suspender temporariamente o rodízio municipal de veículos entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A decisão segue a tradição de flexibilizar a medida durante o período de festas de fim de ano, quando o tráfego na cidade costuma diminuir consideravelmente. A informação foi confirmada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
A suspensão, no entanto, não se aplica a todas as restrições veiculares. O rodízio para caminhões, bem como as limitações nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Fretamento (ZMRF), continuam em vigor normalmente. O rodízio tradicional para veículos de passeio será retomado no dia 12 de janeiro de 2026.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
O rodízio municipal restringe a circulação de veículos no chamado centro expandido da cidade em horários de pico: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A proibição varia de acordo com o final da placa do carro: segundas-feiras, placas terminadas em 1 e 2; terças, 3 e 4; quartas, 5 e 6; quintas, 7 e 8; e sextas, 9 e 0.
As áreas afetadas pela medida incluem o minianel viário, que compreende as marginais Tietê e Pinheiros, além de importantes avenidas como Bandeirantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf. A violação das regras do rodízio configura infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação.


