
Trump anuncia exclusão da África do Sul do G20 e suspensão de ajuda financeira. (Foto: Instagram)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26/11) que a África do Sul não será convidada para a 21ª cúpula do G20, que acontecerá em Miami, na Flórida, em 2026. Além da exclusão do evento, o governo norte-americano também decidiu suspender o envio de ajuda financeira a Pretória.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Trump justificou a medida alegando que há casos de assassinatos de cidadãos brancos na África do Sul, além de supostos confiscos de propriedades agrícolas por parte do governo local. O presidente também criticou a postura do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, por não ter repassado a presidência rotativa do G20 a um representante da embaixada dos EUA durante o encerramento da cúpula de 2025.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
De acordo com Trump, a recusa da África do Sul em ceder a presidência temporária do grupo a um diplomata norte-americano foi uma afronta inaceitável. Em comunicado publicado na rede social Truth, o presidente afirmou que a África do Sul não é digna de integrar organizações internacionais e declarou a suspensão imediata de todos os repasses e subsídios ao país africano.
O governo sul-africano, por sua vez, argumentou que a transferência da presidência do G20 deveria ocorrer por meio de um chefe de Estado ou, no mínimo, por um secretário indicado diretamente pelo presidente dos Estados Unidos, e não por um diplomata de nível inferior.
A cúpula do G20 de 2025 foi realizada na África do Sul entre os dias 22 e 24 de novembro, mas os Estados Unidos optaram por não participar do evento. A decisão de boicote já havia sido antecipada por Trump, que vem fazendo críticas frequentes ao governo sul-africano.
Apesar das alegações do presidente norte-americano sobre um suposto "genocídio de brancos", nenhuma organização internacional de direitos humanos reconhece a existência de tais crimes na África do Sul.


