Raimundo Nonato do Nascimento Chaves, de 52 anos, técnico da Companhia Energética de Brasília (CEB), morreu nesta sexta-feira (28/11) após não resistir aos ferimentos causados por uma explosão ocorrida na última terça-feira (25/11), em uma subestação de energia localizada na área externa do Bloco C do Ministério da Igualdade Racial, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A vítima realizava um serviço de manutenção no quadro de comando da subestação quando foi surpreendida pela detonação. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o acidente aconteceu por volta das 10h e afetou uma área onde atuavam técnicos terceirizados. Raimundo sofreu queimaduras em 60% do corpo, incluindo tórax, braços, pernas e vias aéreas. Ele foi uma das seis pessoas encaminhadas em estado grave ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), entre as 30 vítimas feridas no incidente.
O Ministério da Igualdade Racial e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos emitiram notas de pesar, lamentando a morte do trabalhador e prestando solidariedade à família. As pastas também se comprometeram a acompanhar os desdobramentos do caso e colaborar com as investigações. A estrutura onde ocorreu a explosão pertence às distribuidoras Neoenergia e CEB Ipes.
O acidente levanta preocupações sobre as condições de segurança em serviços de manutenção realizados em prédios públicos, especialmente em áreas críticas como subestações de energia. O MGI reforçou seu compromisso com a segurança dos profissionais que atuam em suas instalações.


