A atriz Susana Vieira, de 83 anos, foi uma das personalidades homenageadas na inauguração da segunda fase da Calçada da Fama dos Estúdios Globo, realizada nesta quarta-feira (3/12). Durante a cerimônia, ela conversou com a repórter Monique Arruda, do portal LeoDias, e destacou a importância da iniciativa como forma de reconhecimento aos artistas que marcaram a história da emissora.
“É uma ideia brilhante, porque a empresa vai lembrar para sempre da gente. Os donos da empresa construíram tudo, mas fomos nós que demos a alma. Nós somos o sangue da empresa”, declarou Susana, visivelmente emocionada e orgulhosa da homenagem.
Além da celebração, a atriz também comemorou o reencontro com colegas de longa data, como Regina Duarte, Nívea Maria e Irene Ravache. Ela relembrou que todas vieram de São Paulo para o Rio de Janeiro e destacou a contribuição paulista para a dramaturgia nacional: “Essa terrinha de São Paulo deu muita gente boa, viu?”.
Com seu bom humor característico, Susana brincou durante o discurso ao dizer que já havia se relacionado com alguns dos homenageados. Em entrevista, explicou que se referia ao encantamento profissional que sentia por colegas como o diretor Walter Carvalho e o ator Rubens de Falco, com quem teve um relacionamento mais sério. “O fato de eu dizer que estou apaixonada é ficar encantada. Quando a gente trabalha com alguém, ficamos encantados”, disse.
A atriz também refletiu sobre a importância de manter o entusiasmo nos ambientes de trabalho, independentemente da área de atuação. “Tem que ter sempre alguma pessoa de olho que você diga: ‘aquela pessoa é interessante, me faz ficar bonita, botar um perfume’. Mesmo que você não vá namorar, é o encantamento que dá vida ao dia a dia”, comentou.
A homenagem reforça o legado de Susana Vieira na televisão brasileira e sua relevância como uma das figuras mais icônicas da teledramaturgia nacional.


