A FIFA realiza nesta sexta-feira (5 de dezembro) o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será disputada entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá. O evento ocorre no Kennedy Center, em Washington, a partir das 14h (horário de Brasília).
Esta edição do Mundial marca a estreia do novo formato com 48 seleções, divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. O Brasil está no pote 1 como cabeça de chave, ao lado dos três países-sede e de potências como Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, entre outras.
A FIFA já definiu a distribuição dos potes, mas a tabela completa com datas, horários e locais das partidas será divulgada apenas no sábado (6 de dezembro). Ainda restam seis vagas a serem preenchidas. Quatro delas virão da repescagem europeia, que ocorrerá entre 26 e 31 de março de 2026, em formato de mini-torneio. Entre os participantes estão Itália, Dinamarca, Ucrânia, Polônia e Suécia.
As duas vagas restantes serão decididas na repescagem intercontinental, também em março, com Bolívia, Nova Caledônia, República Democrática do Congo, Iraque, Jamaica e Suriname na disputa. Congo e Iraque, por serem os melhores ranqueados, avançam diretamente às finais. Os demais jogam semifinais, e os vencedores das finais garantem vaga no Mundial.
Confira a divisão dos potes:
Pote 1: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, México e Portugal.
Pote 2: Austrália, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Irã, Japão, Marrocos, Senegal, Suíça e Uruguai.
Pote 3: África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Catar, Costa do Marfim, Egito, Escócia, Noruega, Panamá, Paraguai, Tunísia e Uzbequistão.
Pote 4: Cabo Verde, Curaçao, Gana, Haiti, Jordânia, Nova Zelândia, quatro vagas da repescagem europeia e duas da intercontinental.
A expectativa é alta para a definição dos confrontos e caminhos das seleções rumo ao título mundial.


