O influenciador digital Hytalo Santos divulgou uma carta aberta escrita à mão de dentro do presídio onde está detido preventivamente, em João Pessoa, na Paraíba. A mensagem foi publicada neste domingo (7/12) por Kamyla Maria, conhecida como Kamylinha, que tem mobilizado apoio público em defesa de Hytalo.
Na carta, Hytalo desabafa sobre a experiência de estar preso há quase quatro meses, destacando a dor de perder a liberdade e a saudade de atividades cotidianas como cozinhar e levar as crianças à escola. Ele afirma que nunca imaginou ser preso por compartilhar sua rotina com pessoas que escolheu amar e ajudar.
O influenciador nega veementemente as acusações de exploração de menores, alegando que sua convivência com as crianças era baseada em amor e respeito, e que sua família não seguia padrões tradicionais. “Eduquei do meu jeito, errado ao ver de alguns, dando amor sem levantar a mão, sem gritar, sem abusar e sem vender ninguém”, escreveu. Ele também afirmou que não houve tráfico, exploração, pedofilia ou qualquer tipo de abuso.
Hytalo defende que apenas retratava a realidade da periferia, com danças e expressões culturais autênticas, e critica o preconceito com sua origem e estilo de vida. Apesar do sofrimento, ele diz manter a fé e a esperança de passar o Natal em liberdade.
Hytalo Santos e seu marido, Israel, foram presos em 15 de agosto, em São Paulo, e posteriormente transferidos para a Paraíba, onde seguem detidos preventivamente enquanto o processo judicial está em andamento.


