A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (11/12) o áudio e as imagens da análise do VAR sobre o gol de Memphis Depay, que garantiu a vitória do Corinthians por 1 a 0 contra o Cruzeiro, na semifinal da Copa do Brasil. A decisão de liberar o material ocorreu após o técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, publicar nas redes sociais um vídeo questionando um possível toque no braço do atacante holandês no lance do gol.
Durante a partida, o árbitro Anderson Daronco solicitou ao VAR, comandado por Rodrigo D’Alonso Ferreira, a revisão de duas situações: um possível toque de mão de Depay e um possível impedimento de Yuri Alberto, que deu a assistência. A equipe de arbitragem utilizou quatro ângulos diferentes — três laterais e um posterior — para analisar o lance. A imagem compartilhada por Jardim nas redes sociais não foi considerada na análise oficial.
Enquanto a checagem acontecia, jogadores do Cruzeiro pressionaram Daronco em campo, pedindo explicações. Após cerca de um minuto de revisão, o árbitro confirmou o gol. “As duas situações, impedimento e a possível mão, ok?”, perguntou Daronco. “Isso, tudo confirmado”, respondeu D’Alonso.
A polêmica aumentou a tensão para o jogo de volta, que será realizado neste domingo (14/12), às 18h, na Neo Química Arena. O Corinthians joga com a vantagem do empate para se classificar à final. Já o Cruzeiro precisa vencer por dois ou mais gols para avançar no tempo normal. Caso vença por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.


