Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Saiba o que Alexandre de Moraes e esposa recuperam após saída da Lei Magnitsky

Date:

O governo dos Estados Unidos decidiu remover o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e a empresa da família, Lex – Instituto de Estudos Jurídicos, da lista de sanções da Lei Magnitsky. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (12/12) pelo Departamento do Tesouro norte-americano, que não explicou os motivos da retirada. A decisão ocorre após solicitação formal feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente dos EUA, Donald Trump.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Com a revogação das sanções, os bens e contas do casal nos Estados Unidos deixam de estar bloqueados, e cidadãos ou empresas americanas podem voltar a negociar com eles. Durante o período em que estiveram sancionados, essas transações estavam proibidas, e qualquer envolvimento com eles poderia acarretar penalidades civis ou criminais.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

As punições também restringiam o uso de serviços financeiros dos EUA, como cartões de crédito vinculados ao sistema americano. A inclusão na lista impedia qualquer operação financeira ou comercial com entidades americanas, a menos que houvesse autorização da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC).

A inclusão de Moraes na lista ocorreu em 30 de julho de 2025, e a de Viviane, em 22 de setembro do mesmo ano. Na época, o então secretário do Tesouro, Scott Bessent, acusou o ministro de promover censura, prisões arbitrárias e processos com motivações políticas. Um dos casos citados foi a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, que resultou em uma pena de mais de 27 anos de prisão.

A Casa Branca chegou a classificar as ações de Moraes como parte de uma “caça às bruxas” e cogitou medidas adicionais contra o Brasil, como aumento de tarifas, cancelamento de vistos de ministros do STF e sanções a outras autoridades brasileiras.

Criada em 2012, a Lei Magnitsky permite aos EUA penalizar estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos, por meio do bloqueio de bens e restrições financeiras. Com a decisão desta sexta-feira, Moraes, Viviane e a Lex deixam de integrar a lista de pessoas bloqueadas da OFAC.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Lula celebra suspensão de sanções dos EUA contra Moraes como “presente” e vitória da democracia

Durante o lançamento do canal SBT News, em São...

Miss Finlândia perde título após publicação de imagem racista

Sarah Dzafce, de 22 anos, teve seu título de...

Influenciadora conhecida por cirurgias plásticas morre após queda na Tailândia

Denise Ivonne Jarvis Gongora, influenciadora mexicana de 33 anos,...

Mari Gonzalez e Pipo Marques presenciam aurora boreal na Finlândia

A influenciadora Mari Gonzalez e o cantor Pipo Marques...
Translate »