A FIFA confirmou nesta quarta-feira (21/1) o lançamento da nova etapa do Sistema de Agendamento de Entrevistas Prioritárias, também chamado de FIFA Pass, que dará preferência aos torcedores com ingressos para a Copa do Mundo 2026 na obtenção do visto dos Estados Unidos. O programa foi apresentado em 2025 em evento na Casa Branca com o presidente Donald Trump e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e agora amplia o atendimento antecipado para quem garantiu ingresso para partidas nos Estados Unidos, Canadá e México.
++ Aprenda a usar IA para criar novos negócios e gerar renda passiva
Para se beneficiar do FIFA Pass, o torcedor deve comprar seu ingresso exclusivamente pelo site oficial da FIFA e, em seguida, preencher o formulário de adesão disponibilizado pela entidade. Uma vez cadastradas, as pessoas que se enquadrarem nos critérios receberão uma mensagem de confirmação com instruções detalhadas sobre o procedimento de agendamento da entrevista para o visto B1/B2, categoria destinada a turismo e negócios de curta duração.
++ Eliza Samudio é a ‘mãe desconhecida’ do primogênito de Cristiano Ronaldo? Entenda a teoria
O FIFA Pass havia sido anunciado originalmente em novembro do ano passado, durante uma cerimônia na Casa Branca, que contou com a participação do presidente Donald Trump, do presidente da FIFA, Gianni Infantino, do Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e da Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem. Na ocasião, o programa foi descrito como uma parceria entre a federação mundial de futebol e o governo americano para facilitar a vinda de turistas e garantir que aqueles com ingressos oficiais tivessem prioridade no processo de visto.
À época, Gianni Infantino destacou o acordo como uma resposta positiva ao aumento da demanda de torcedores estrangeiros diante das regras de imigração mais rígidas nos Estados Unidos. Já Kristi Noem enfatizou que, apesar da prioridade de agendamento, o FIFA Pass não assegura a aprovação automática do visto: “Estamos garantindo que as pessoas que entram com esses vistos de turista passem por uma rigorosa triagem, assim como qualquer outro turista, para que venham, desfrutem do nosso país e retornem para casa dentro do prazo”, disse Noem.
É importante ressaltar que o programa oferece exclusivamente vistos B1/B2, válidos para turismo e negócios de curta duração, e não se relaciona com o congelamento de vistos de imigração para 75 países anunciado pelo Governo Trump na semana anterior. Desde o início de seu mandato, Donald Trump adotou políticas mais restritivas em relação à imigração, mas manteve o compromisso de atrair visitantes para grandes eventos esportivos.
A Copa do Mundo de 2026, que será sediada por Estados Unidos, Canadá e México, marcará a primeira edição com 48 seleções participantes. Serão onze cidades dos EUA, três do México e duas do Canadá recebendo partidas, sendo que o Brasil jogará seus três duelos da fase de grupos na costa leste norte-americana. Ao todo, a FIFA disponibilizou mais de seis milhões de ingressos para o torneio, reforçando a necessidade de um programa ágil como o FIFA Pass para organizar o fluxo de torcedores internacionais.


