Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

CBF divulga relatório oficial do VAR na estreia de São Paulo e Flamengo no Brasileirão 2026

Date:


A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou público, nesta quinta-feira (29/1), o relatório oficial que examina a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) durante o encontro entre São Paulo (SP) e Flamengo (RJ), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026. O documento, elaborado com objetivo didático segundo o padrão da entidade, detalha a revisão de um lance ocorrido dentro da área penal, explicando os fundamentos que orientaram a decisão final tomada pelo juiz de campo.

++ Aprenda a usar IA para criar novos negócios e gerar renda passiva

Segundo o relatório, a jogada foi enquadrada como uma “situação protocolar” em que um lance dentro da área foi analisado pela equipe do VAR. Após a reavaliação, o árbitro de campo manteve a decisão inicial. A Comissão de Arbitragem da CBF destacou que o procedimento seguiu os critérios estabelecidos pela Regra 12 das Regras do Jogo.

++ Eliza Samudio é a ‘mãe desconhecida’ do primogênito de Cristiano Ronaldo? Entenda a teoria

A adoção do VAR na disputa nacional está entre as mudanças implementadas pela Confederação Brasileira de Futebol nos últimos anos, visando diminuir erros humanos e aumentar a transparência nas decisões. A Comissão de Arbitragem da CBF, responsável pela supervisão técnica dos árbitros, passou a publicar relatórios didáticos após cada rodada do Campeonato Brasileiro, detalhando os critérios de análise e o funcionamento do sistema de revisão de lances.

No relatório, a CBF reproduz os fundamentos regulamentares relacionados ao tiro livre direto. O texto explica que esse tipo de infração é assinalado quando um jogador comete ações como toque de mão na bola — exceto pelo goleiro dentro da própria área penal —, segurar o adversário, impedir o movimento com contato físico ou ainda adotar condutas antidesportivas como morder, cuspir ou arremessar objetos em direção à bola, aos adversários ou aos membros da arbitragem. Também são mencionadas eventuais infrações previstas na Regra 3, que trata da duração e reinício da partida.

A Comissão de Arbitragem da CBF também contextualiza o conceito de tiro penal, esclarecendo que esse tipo de penalidade deve ser assinalado sempre que uma infração punível com tiro livre direto ocorre dentro da própria área penal ou fora dos limites do campo, desde que faça parte da jogada, conforme estabelecido nas Regras 12 e 13. Esse detalhamento busca uniformizar o entendimento dos árbitros e garantir que critérios idênticos sejam aplicados em todas as partidas da Série A.

O conteúdo divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol tem como base as Regras do Jogo da IFAB/FIFA para a temporada 2025/26 e integra a política de transparência adotada pela Comissão de Arbitragem da CBF em relação às decisões analisadas pelo VAR nas competições nacionais. Ao publicar esses relatórios, a entidade reforça seu compromisso em manter torcedores, clubes e imprensa informados sobre os procedimentos de revisão de lances, contribuindo para a credibilidade e a evolução contínua da arbitragem no futebol brasileiro.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Praia Brava em Florianópolis sedia homenagem a Orelha, cão comunitário vítima de agressões

Alerta de gatilho: maus-tratos contra animais são crimes previstos...

Deputado Diógenes Quintero e candidato Carlos Salcedo morrem em queda de avião da Satena no nordeste da Colômbia

Na última quarta-feira (28/1), um grave acidente aéreo interrompeu...

Lucas Guedez se despede de ‘Sabadou com Virginia’ e agradece Virginia Fonseca e João Mesquita

Lucas Guedez se manifestou nas redes sociais após o...
Translate »