A Seleção Brasileira já sabe quem enfrentará na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio, realizado nesta sexta-feira (5/12) em Washington D.C., nos Estados Unidos, colocou o Brasil no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A estreia da equipe será contra os marroquinos no dia 13 de junho, seguida por um confronto contra o Haiti no dia 19, e encerrará a fase de grupos contra a Escócia em 24 de junho. As partidas ocorrerão em cidades ainda a serem confirmadas pela FIFA, com possibilidades entre Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Atlanta e Miami.
Com o novo formato da Copa do Mundo, que passa a contar com 48 seleções divididas em 12 grupos, o torneio será o mais longo da história, com duração de quase 40 dias, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. As seleções agora precisarão disputar oito jogos para conquistar o título, um a mais do que nas edições anteriores, devido à inclusão de uma nova fase de mata-mata com 32 equipes (os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados).
O Brasil, caso avance como primeiro colocado do Grupo C, enfrentará seleções do Grupo F (que inclui Holanda e Japão) na fase de 16 avos. Se seguir adiante, poderá enfrentar nas oitavas de final o vencedor do cruzamento entre os Grupos A (México) e L (Inglaterra).
Apesar do sorteio, seis vagas ainda estão em disputa e serão decididas em repescagens no primeiro semestre de 2026. Quatro seleções virão da repescagem europeia e duas da repescagem internacional, com confrontos envolvendo equipes como Itália, Ucrânia, Polônia, Jamaica, Bolívia e Iraque.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira a ser disputada em três países — Estados Unidos, México e Canadá — e terá um total de 104 partidas.


