O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 foi realizado nesta sexta-feira (05/12), revelando os adversários do Brasil e de outras grandes seleções. A competição, que será disputada entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá, terá 48 seleções pela primeira vez, divididas em 12 grupos.
A Argentina, atual campeã mundial e da Copa América, caiu no grupo J e enfrentará Argélia, Áustria e Jordânia. A Alemanha, em processo de reconstrução, está no grupo E com Curação, Costa do Marfim e Equador. Já a Espanha, líder do ranking da FIFA e campeã da Eurocopa, lidera o grupo H ao lado de Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.
A França, liderada por Mbappé, busca seu terceiro título mundial no grupo I, enfrentando Senegal, Noruega e o vencedor da repescagem 2. A Inglaterra, comandada por Harry Kane e Bellingham, tenta superar o estigma de azar nas Copas no grupo L, onde jogará contra Croácia, Gana e Panamá. Portugal, com Cristiano Ronaldo possivelmente em sua última Copa, está no grupo K com Uzbequistão, Colômbia e o vencedor da repescagem 1.
O Brasil, por sua vez, está no grupo C ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Outros grupos incluem seleções como México (grupo A), Canadá (grupo B), Estados Unidos (grupo D), Holanda (grupo F) e Bélgica (grupo G).
O novo formato da Copa exigirá que as seleções disputem oito partidas para conquistar o título, uma a mais que nas edições anteriores. A fase de mata-mata terá início com 32 seleções (os dois primeiros colocados de cada grupo mais os oito melhores terceiros colocados).
Apesar do sorteio, seis vagas ainda estão em disputa por meio de repescagens. A Europa terá quatro vagas a definir entre 16 seleções, enquanto outras duas virão da repescagem mundial, com seleções da África, América do Sul, Ásia, Oceania e Concacaf.


