Uma garota britânica, identificada como Tilly Smith, ficou conhecida mundialmente após ajudar a salvar cerca de 100 pessoas ao identificar sinais claros da aproximação de um tsunami enquanto estava em uma praia da Tailândia. O episódio ocorreu em dezembro de 2004, pouco antes do tsunami provocado por um forte terremoto no Oceano Índico, considerado um dos mais devastadores da história recente.
++ João Guilherme registra Zé Felipe e Ana Castela na fazenda de Leonardo após término
A jovem tinha apenas 10 anos na época e estava de férias com a família quando percebeu que o mar começou a recuar rapidamente, deixando o fundo da praia exposto. O fenômeno chamou sua atenção porque havia sido estudado semanas antes em uma aula de geografia na escola, no Reino Unido, onde aprendera que esse era um sinal clássico de tsunami iminente.
Ao reconhecer o risco, Tilly alertou os pais e insistiu para que avisassem funcionários do hotel e outros turistas que estavam na praia. Inicialmente, muitos não entenderam a gravidade da situação, mas a insistência da menina levou à evacuação imediata da área, evitando que dezenas de pessoas fossem atingidas quando a onda gigante atingiu a costa minutos depois.
++ Bruna Biancardi explica como ela e Neymar Jr. definiram os nomes das filhas
O tsunami de 2004 atingiu diversos países do Sudeste Asiático, como Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia, deixando mais de 230 mil mortos. Na praia onde Tilly estava, nenhuma morte foi registrada, fato atribuído diretamente à rápida identificação do perigo e à evacuação antecipada promovida após o alerta da garota.


