Solange Almeida expôs novos desdobramentos de sua saída da Aviões do Forró ao participar do programa Sem Censura, exibido pela TV Brasil na noite de segunda-feira (19/1). A cantora afirmou que não deixou o grupo por vontade própria, mas que foi expulsa pelos sócios e pressionada a assumir publicamente toda a responsabilidade pela separação. Segundo Solange Almeida, ela foi coagida a seguir um roteiro que transferiu a culpa integralmente para ela, mesmo sem ter tomado tal decisão.
++ Aprenda a usar IA para criar novos negócios e gerar renda passiva
De acordo com Solange Almeida, a direção do Aviões do Forró atribuiu a ela a culpa pela desagregação da banda, embora a iniciativa não tenha partido dela. “Eu tive que dizer que estava saindo da banda, mas a história não foi essa. Eu levei a culpa e até hoje muita gente não me suporta por causa disso”, declarou a artista. Ela conta que os boatos ganharam força quando ela assinou um projeto paralelo, considerado especial, sem comunicar previamente os demais integrantes do grupo.
++ Eliza Samudio é a ‘mãe desconhecida’ do primogênito de Cristiano Ronaldo? Entenda a teoria
“Foi uma fofocada. Até que um dia o Xande me ligou e perguntou se eu realmente ia sair da banda. Eu disse: ‘Não, eu não pretendo sair’. E aí ele perguntou: ‘Mas aí tem que ver, porque está todo mundo dizendo que você vai sair’”, relembrou Solange Almeida. A partir desse telefonema, ficou decidido nos bastidores que ela deveria deixar o Aviões do Forró, mesmo sem qualquer convite formal de desligamento.
O forró, ritmo tradicional do Nordeste brasileiro, ganhou nos últimos anos um formato eletrônico que projetou inúmeras bandas nacionais, entre elas o Aviões do Forró. Conhecida pela fusão de acordeão, triângulo e zabumba com batidas eletrônicas, essa vertente ajudou a consolidar Solange Almeida como uma das principais vozes do gênero, contribuindo para a popularização do forró por todo o país.
Solange Almeida explicou que seu projeto paralelo tinha o objetivo de celebrar 25 anos de carreira, explorando ritmos diversos sem abandonar suas raízes no forró. Naquele momento, a gestão do Aviões do Forró chegou a afirmar que “o Aviões não existiria sem um dos dois” – ela ou o outro vocalista – e propôs uma turnê de despedida conjunta prevista até outubro de 2017, passando por grandes palcos e eventos de forró.
Porém, meses antes de qualquer anúncio oficial, a promessa foi quebrada. “Só que quando foi em dezembro, me chamaram e me disseram que eu estava fora da banda. E aí quando me disseram que eu estava fora da banda, eu procurei o Alessandro Bonfim, que era quem fazia toda a parte de mídia. Eu disse: ‘Bonfim, eu estou fora da banda. Me arruma um meio de falar isso, para que todo mundo saiba de uma vez só’”, relatou Solange Almeida.
Ao informar aos empresários sua intenção de conceder uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo, para esclarecer os motivos de sua saída, Solange Almeida relatou que sofreu coação. “Me pegaram no hotel, me colocaram dentro de um quarto, junto do Xand, e disseram: ‘Vocês vão dizer isso aqui’. Tive que seguir o roteiro”, revelou a cantora, que pôs fim ao ciclo na banda sob forte pressão interna.


