João Fonseca, de 19 anos, foi eliminado na primeira rodada do Australian Open por Eliot Spizzirri, na madrugada desta terça-feira (20/1), em Melbourne. Em sua estreia no primeiro Grand Slam da temporada, o brasileiro lutou ao longo da partida, chegou a reagir no segundo set, mas acabou superado em 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, após 2h41 de confronto.
++ Aprenda a usar IA para criar novos negócios e gerar renda passiva
O início do duelo foi marcado pelo equilíbrio: João Fonseca confirmou seus games de saque com segurança, enquanto Eliot Spizzirri mostrou solidez nas trocas de fundo de quadra, obrigando o brasileiro a assumir riscos maiores na definição dos pontos. Apesar de registrar 13 bolas vencedoras contra quatro do adversário, Fonseca cometeu 14 erros não forçados, diante de cinco de Spizzirri. A única quebra do set se deu no décimo game, quando o norte-americano fechou em 6/4 após 42 minutos de disputa.
++ Eliza Samudio é a ‘mãe desconhecida’ do primogênito de Cristiano Ronaldo? Entenda a teoria
No segundo set, João Fonseca mudou o panorama. Logo no primeiro game, conquistou a quebra de saque e assumiu o controle das ações. Salvou um break point com uma paralela de forehand, confirmou pontos decisivos com o saque e, apoiado pela torcida brasileira presente no Melbourne Park, quebrou novamente no quinto game, garantindo vantagem e fechando a parcial em 6/2. Os números evidenciaram a superioridade do brasileiro: apenas quatro erros não forçados contra oito de Spizzirri.
A retomada de Eliot Spizzirri foi evidente no terceiro set. O norte-americano impôs ritmo forte desde o início, obteve duas quebras de saque e não permitiu qualquer reação, fechando o set em 6/1. Spizzirri anotou 14 winners, contra quatro de João Fonseca, e cometeu somente quatro erros não forçados ante 11 do rival. No quarto set, Spizzirri voltou a quebrar o saque do brasileiro em duas oportunidades e abriu 4 a 1. Durante a parcial, Fonseca solicitou atendimento médico por um desconforto na perna esquerda, mas o americano manteve o domínio e encerrou o duelo em 6/2.
Após a derrota, João Fonseca destacou que a falta de ritmo de competição foi determinante para o resultado, descartando qualquer relação com o problema na lombar que o afastou dos eventos preparatórios. “Tentei meu melhor hoje. Penso que foi ruim por não estar jogando 100%, mas, ao mesmo tempo, me dá maturidade de continuar, para entender meu corpo, meus limites. Hoje não era o dia. Mas acho que ainda estou confiante, jogando bem. Tenho feito bons treinos. Só preciso de ritmo, acho que a temporada será boa para mim”, afirmou o brasileiro, atual 32º do ranking da ATP.
O carioca ressaltou também que não se arrepende de ter ficado de fora dos ATPs de Brisbane e Adelaide, garantindo que suas costas estão completamente recuperadas. “Não me arrependo de nada. Penso que existem coisas na vida que você precisa tirar algo positivo. Minhas costas estão 100%, estou saudável novamente, só precisei de tempo. Foi bom para ver como lidar com uma partida de cinco sets e fui cansando mais cedo. Precisei de ritmo, mas foi bom ter essa experiência, ver meus limites, como eu posso ir”, completou. O Australian Open foi sua primeira competição oficial em 2026. Cabeça de chave 28 do torneio, Fonseca beneficiou-se de desistências para garantir a posição. Em fevereiro, defenderá os pontos do título do ATP 250 de Buenos Aires e, em seguida, disputará o Rio Open, entre os dias 14 e 22.


