Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Ministério da Saúde lança campanha de Carnaval com Gaby Amarantos para reforçar prevenção de ISTs o ano todo

Date:


A partir desta quarta-feira (11/2), o Ministério da Saúde dá início à campanha “Carnaval com prevenção. Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil do seu lado”, que reforça a importância do uso da camisinha e de outros métodos de prevenção durante o ano inteiro. Estrelada pela cantora Gaby Amarantos, a ação nacional busca mobilizar diferentes públicos para intensificar os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Gaby Amarantos, conhecida por seu engajamento social e presença forte nos palcos, empresta voz e representatividade à iniciativa, unindo saúde pública e cultura popular.

++ Aprenda a usar IA para criar novos negócios e gerar renda passiva

A estratégia do Ministério da Saúde visa reverter a tendência de queda no uso de preservativos, em especial entre jovens e jovens adultos. Para isso, o SUS passou a oferecer duas novas versões de camisinha: a SENSI, ultrafina para maior sensibilidade, e a TEX, com textura diferenciada. A diversificação das opções tem o objetivo de alinhar os produtos às preferências dos usuários, tornando o preservativo mais atrativo e estimulando sua utilização contínua e correta ao longo de todo o ano.

++ Eliza Samudio é a ‘mãe desconhecida’ do primogênito de Cristiano Ronaldo? Entenda a teoria

Nos três meses que antecederam o Carnaval, o SUS distribuiu 138 milhões de preservativos para fortalecer os estoques nos estados e garantir oferta ampla durante a folia. A campanha também destaca a Prevenção Combinada: além do uso de camisinha, enfatiza a importância da testagem regular para IST’s, da vacinação contra hepatites A e B, da PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – e da PEP – Profilaxia Pós-Exposição. Todos esses serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do SUS em todo o país.

As infecções sexualmente transmissíveis, conhecidas como IST’s, reúnem doenças como sífilis, gonorreia e HIV/AIDS, que podem evoluir para quadros graves se não forem detectadas e tratadas precocemente. A prevenção adequada, com uso de barreiras protetoras e acompanhamento médico, é reconhecida pelas autoridades de saúde como a forma mais eficaz de reduzir a incidência dessas infecções. Durante períodos de festas coletivas, como o Carnaval, a circulação de pessoas aumenta, o que eleva o risco de transmissão de IST’s sem medidas corretas de proteção.

O SUS, criado em 1988, tem papel central na oferta de insumos e serviços de saúde gratuitos para a população. Ao disponibilizar diferentes tipos de preservativos, vacinas e métodos preventivos, o Ministério da Saúde busca atender às diversas necessidades e perfis de usuários. A introdução das camisinhas SENSI e TEX representa uma aposta na personalização dos produtos de saúde pública, com foco em conforto e satisfação do usuário, fatores que podem incrementar a adesão ao método.

Além da distribuição de preservativos, a PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais para pessoas em risco elevado de contrair HIV, reduzindo drasticamente as chances de infecção. Já a PEP deve ser iniciada o mais rápido possível, até 72 horas após uma possível exposição ao vírus. A combinação dessas medidas, unida a campanhas de conscientização como esta estrelada por Gaby Amarantos, reforça o compromisso do Governo do Brasil em promover a saúde sexual e proteger a população de maneira contínua.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Translate »