Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

EUA alertam senadores brasileiros: Brasil enfrentará “crise pior” em 90 dias

Date:

Durante missão nos Estados Unidos para tentar evitar a imposição de tarifas comerciais de até 50% anunciadas por Donald Trump, senadores brasileiros relataram ter sido pressionados por congressistas do Partido Democrata a rever os acordos comerciais com a Rússia. Segundo os parlamentares, os americanos alertaram que, caso o Brasil mantenha relações comerciais com o governo de Vladimir Putin, poderá enfrentar uma “crise pior” — referindo-se à possibilidade de o Congresso norte-americano aprovar tarifas automáticas contra países que negociam com Moscou.

O objetivo dos EUA é aumentar a pressão sobre a Rússia para um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia. O Brasil, no entanto, é altamente dependente de fertilizantes russos para o agronegócio, conforme destacou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que integra a comitiva. Ele afirmou que a suspensão dessas importações poderia paralisar o setor agrícola brasileiro.

A comitiva brasileira, composta por oito senadores, esteve em Washington entre os dias 28 e 30 de julho e se reuniu com oito congressistas norte-americanos — sete democratas e um republicano — além de representantes da Câmara de Comércio Brasil-EUA. A partir dessas conversas, surgiu a proposta de enviar uma carta a Trump solicitando a prorrogação das tarifas, previstas para entrar em vigor em 1º de agosto.

Apesar de não participarem diretamente das negociações comerciais, que estão sob responsabilidade do governo federal e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os senadores buscaram sensibilizar o setor empresarial e o Congresso dos EUA. Durante os encontros, foi sugerido que o presidente Lula entre em contato diretamente com Trump. Wagner afirmou que Lula está disposto ao diálogo, desde que não envolva temas relacionados ao Judiciário brasileiro.

O cenário se agrava com a recente decisão de Trump de aplicar tarifas de 25% sobre produtos da Índia, país que também mantém relações comerciais com a Rússia, reforçando a estratégia americana de isolar economicamente Moscou.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Homem é preso após ameaçar familiares com facão no Gama (DF)

Facões apreendidos pela Polícia Militar...

Policial ferido em megaoperação no Rio morre após quase um mês internado

Agente da Polícia Civil Rodrigo...

Confusão marca prisão de Bolsonaro em frente à sede da PF em Brasília

Homem comemora prisão de Bolsonaro...
Translate »