Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos por tentativa de golpe

Date:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciou Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022. A decisão, tomada nesta quinta-feira (11/9), teve quatro votos favoráveis à condenação — dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin — e um contrário, de Luiz Fux.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

Além de Bolsonaro, outros sete aliados também foram condenados. As defesas ainda podem apresentar recursos previstos na legislação, mas esses mecanismos são limitados e, na maioria dos casos, não alteram a decisão da Primeira Turma.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

O próximo passo será a publicação do acórdão, que formaliza a decisão dos ministros. Esse documento pode ser divulgado em até 60 dias, mas há precedentes de divulgação mais rápida. Após a publicação, as defesas terão cinco dias para protocolar recursos. O primeiro deles, os embargos de declaração, serve para esclarecer eventuais omissões, contradições ou erros materiais no texto, sem, no entanto, alterar o resultado do julgamento.

A defesa de Bolsonaro indicou que usará esse recurso, alegando inconsistências nos votos. Isso pode atrasar o início da pena. Outra possibilidade é o habeas corpus, caso haja alegações de ilegalidade ou abuso, como problemas de saúde ou idade, o que poderia levar à prisão domiciliar. No entanto, o STF tem restringido o uso desse instrumento para reverter condenações.

Os embargos infringentes, que permitiriam levar o caso ao plenário completo do STF, não são viáveis, pois exigem ao menos dois votos pela absolvição — o que não ocorreu. Já a revisão criminal só poderá ser solicitada após o trânsito em julgado, e mesmo assim, é raramente aceita.

A pena imposta prevê início em regime fechado, e Bolsonaro pode ser levado a uma unidade prisional, possivelmente com cela especial. Ainda há chance de transferência para o complexo da Papuda, em Brasília. No momento, ele cumpre prisão domiciliar por outro processo, relacionado à atuação de seu filho nos EUA.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Surfista morre após ataque feroz de tubarão na Austrália

Mercury Psillakis, um surfista de 57 anos, morreu após...

Bitcoin ultrapassa US$ 115 mil e atinge maior valor desde agosto

O bitcoin, a principal criptomoeda do mercado, voltou a...

Governo Trump promete reação após prisão de Jair Bolsonaro

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do...

Tentativa de reconciliação entre Suzane von Richthofen e o irmão quase termina em confusão

Suzane von Richthofen, atualmente estudante de Direito, tentou se...
Translate »