Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Itamaraty adota cautela diante de ameaças de sanções do governo Trump após condenação de Bolsonaro

Date:

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil optou por manter uma postura prudente frente às novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor sanções ao país. A tensão surgiu após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar Jair Bolsonaro por crimes contra a democracia, o que motivou a reação do governo norte-americano.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

De acordo com diplomatas brasileiros ouvidos sob anonimato, o Itamaraty não vê necessidade de emitir uma nova resposta neste momento, uma vez que já havia se pronunciado oficialmente no mesmo dia da decisão do STF. A nota reafirmava o compromisso do Brasil com a legalidade e a soberania nacional.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

Um dos embaixadores que compõem a liderança do Itamaraty destacou ainda que o artigo publicado pelo presidente Lula no jornal New York Times reforça a posição brasileira de buscar soluções negociadas em disputas comerciais. Esse gesto foi interpretado como uma tentativa de desarmar a retórica agressiva vinda de Washington.

A estratégia do governo brasileiro, portanto, é aguardar um posicionamento oficial do Departamento de Estado dos EUA antes de tomar qualquer nova medida. A ideia é evitar escalar o conflito diplomaticamente sem um motivo concreto e formal.

As ameaças de sanções foram reforçadas por declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que afirmou que o país responderá “na próxima semana ou algo assim” à condenação de Bolsonaro. Rubio também criticou duramente o Judiciário brasileiro, dizendo que o Estado de Direito estaria em colapso.

Segundo Rubio, há juízes no Brasil que estariam ultrapassando limites, inclusive tentando aplicar medidas contra cidadãos norte-americanos por conteúdos publicados online nos EUA. Ele afirmou que essa conduta exigirá uma resposta firme por parte do governo Trump.

Diante desse cenário, o Itamaraty segue monitorando os desdobramentos e mantém o foco na diplomacia para evitar maiores desgastes entre os dois países.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Vittor Fernando fala pela 1ª vez e desabafa após levar tiro no peito no Rio

O influenciador digital Vittor Fernando falou pela primeira vez...

Bruna Biancardi rebate seguidora após comentário ofensivo sobre sua filha

Bruna Biancardi não deixou passar em branco um comentário...

“Tinha muito medo do ex-marido”, diz irmã de brasileira morta na Itália

Laiza Stappazzollo, irmã de Jessica Stappazzollo Custodio de Lima,...

Brasileira é brutalmente assassinada pelo ex-companheiro na Itália

Jessica Stappazzollo Custodio de Lima, de 33 anos, foi...
Translate »