Pessoas próximas a Jair Bolsonaro acreditam que o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá determinar sua transferência para o presídio da Papuda na próxima semana. A medida seria tomada após a possível rejeição dos embargos de declaração apresentados por sua defesa. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Entre aliados do ex-presidente, há a percepção de que ministros do STF enxergam a prisão como um símbolo do julgamento relacionado à tentativa de golpe de Estado. Um familiar de Bolsonaro, sob anonimato, afirmou que a medida seria uma forma de expô-lo publicamente e causar desgaste político.
++ Virginia é flagrada mandando selfie para Vini Jr.
Apesar da expectativa de envio à Papuda, aliados acreditam que Bolsonaro permaneceria no presídio por apenas algumas semanas. A previsão é de que o STF volte a autorizar a prisão domiciliar, levando em conta seu quadro de saúde. Ele ainda sofre com as consequências da facada sofrida em 2018 e foi diagnosticado com câncer de pele este ano.
O STF ainda não se posicionou oficialmente sobre a possibilidade de transferência. No entanto, fontes da Corte afirmam que o tema tem sido debatido nos bastidores. Um ministro com interlocução com Alexandre de Moraes defende que Bolsonaro permaneça em casa, citando o caso de Fernando Collor, que também recebeu esse benefício por motivos médicos.
Já Alexandre de Moraes é favorável à ida do ex-presidente para a Papuda, mas em uma cela especial, equipada com televisão, ar-condicionado e pintura branca. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros quatro crimes. Sua prisão domiciliar atual decorre do descumprimento de medidas cautelares em outro processo, no qual é investigado por possível coação de testemunhas.


