
Ervas e especiarias naturais ajudam a reduzir o sal e controlar a pressão arterial. (Foto: Instagram)
A adoção de temperos naturais no preparo das refeições é uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de sal, fator diretamente associado ao aumento da pressão arterial. Segundo a nutricionista Tayanne Malafaia, diversas ervas e especiarias possuem compostos que favorecem a saúde vascular e contribuem para o controle da pressão.
++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme
Entre os alimentos recomendados está o alho, que contém alicina — substância com ação vasodilatadora que auxilia na redução da pressão ao relaxar as artérias. A especialista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sugere seu uso refogado em azeite ou cru em molhos e pastas, para aproveitar ao máximo seus benefícios.
++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador
Outros ingredientes como cebola, alho-poró e cebolinha também são aliados na proteção da camada interna dos vasos sanguíneos, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles podem ser usados como base de refogados ou para realçar o sabor de sopas, caldos e saladas.
As ervas frescas — como salsa, coentro, manjericão, alecrim e tomilho — são ricas em polifenóis, compostos antioxidantes que promovem a dilatação dos vasos. Instituições como a American Heart Association recomendam substituir o sal por essas ervas, especialmente dentro de uma alimentação equilibrada. Tayanne orienta o uso de ervas picadas em saladas e como tempero para carnes e legumes assados.
A nutricionista também destaca que a hipertensão está relacionada a processos inflamatórios crônicos e ao desgaste do endotélio, a camada interna dos vasos. Por isso, alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são essenciais para manter a saúde cardiovascular e melhorar a circulação sanguínea.


