Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Moro celebra nova lei que endurece regras para prisão preventiva

Date:


Senador Sergio Moro discursa sobre nova legislação penal durante sessão no Senado. (Foto: Instagram)

O senador Sergio Moro (União-PR) comemorou nesta quinta-feira (27/11) a publicação, no Diário Oficial da União, de uma nova legislação que modifica o Código Penal Brasileiro. A norma, sancionada pelo presidente Lula (PT), estabelece critérios mais rigorosos para que juízes possam converter prisões em flagrante em prisões preventivas.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Em sua conta oficial na plataforma X, Moro afirmou que a nova lei era uma demanda antiga das forças de segurança. Segundo ele, a medida limita as liberações de presos durante audiências de custódia. “Relatei o projeto no Senado e endureci as regras”, declarou o senador.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

Moro criticou as audiências de custódia, classificando-as como "portas giratórias" para criminosos perigosos ou reincidentes, citando casos recentes como os de Kaique “me ajuda a te ajudar” e Júlia Eduarda. Para ele, a nova lei elimina a justificativa de que a legislação anterior impedia a manutenção da prisão nesses casos.

O projeto de lei tem origem em uma proposta apresentada por Flávio Dino, ex-senador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moro foi o relator da matéria no Senado e rejeitou alterações feitas pela Câmara dos Deputados, além de realizar ajustes na redação final.

A nova legislação também incorporou uma recomendação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, esclarecendo que os critérios para justificar a prisão preventiva são alternativos e não precisam ser todos atendidos — basta um deles ser cumprido.

Com a nova norma, fica proibido decretar prisão preventiva com base apenas na gravidade genérica do crime. Agora, é necessário que o juiz fundamente sua decisão com base em critérios objetivos previstos na lei.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Médico alvo de operação por suposta fabricação ilegal de Mounjaro nega acusações

O médico Gabriel Almeida, alvo de uma operação da...

Putin diz que ainda não há rascunho de acordo de paz para Ucrânia

Putin durante coletiva em Bishkek,...

Malu Borges anuncia segunda gravidez e comenta reação do marido

A influenciadora digital Malu Borges está grávida pela segunda...

Trump exclui África do Sul do G20 em Miami e corta ajuda financeira

Trump anuncia exclusão da África...
Translate »