Após a humilhante derrota por 6 a 0 para o Fluminense no Maracanã, na noite de quinta-feira (27/11), o volante Luiz Gustavo, capitão do São Paulo na partida, fez um desabafo contundente. Em entrevista ao SporTV, o jogador afirmou que o resultado em campo é reflexo de problemas estruturais e internos do clube, que vão além do desempenho dos atletas.
Luiz Gustavo destacou seu respeito e carinho pela instituição São Paulo, mas reforçou que é hora de encarar a realidade. Ele cobrou posturas mais firmes dos dirigentes e do departamento de futebol, afirmando que é necessário assumir responsabilidades e falar a verdade sobre a situação vivida pelo clube. “A culpa é nossa, nós jogadores que fizemos a m* que fizemos hoje”, disse, mas ressaltou que outros setores também precisam se manifestar.
O volante fez críticas à falta de planejamento e direção clara dentro do clube, pedindo que o São Paulo defina um projeto consistente para a temporada e para o futuro. Com o contrato perto do fim, Luiz Gustavo afirmou não ter decidido se continuará no time, mas garantiu que sairá de cabeça erguida, com honestidade e profissionalismo.
Ele também pediu desculpas à torcida e reforçou que todos no clube — da diretoria aos jogadores — precisam assumir suas responsabilidades. “Está na hora do São Paulo começar a colocar as caras quem tem que colocar”, declarou.
Na parte final de seu desabafo, Luiz Gustavo disse que há pessoas no clube há mais tempo que ele, enfrentando os mesmos problemas sem que haja mudanças. “Não dá mais, acabou. Eu sou uma pessoa que vivo para evoluir”, afirmou. Por fim, pediu ações concretas para que o São Paulo volte a ser um clube de protagonismo no futebol brasileiro: “Esse clube é gigante, maior que todos os outros que temos, mas é preciso que as pessoas coloquem os ‘pingos nos is’ para que ele possa evoluir como todos esperam.”


