Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

CGU acusa sindicato ligado ao irmão de Lula de omitir vínculo com presidente em acordo com INSS

Date:

A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou, em documento enviado à CPMI do INSS, que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) escondeu do INSS a participação de José Ferreira da Silva, irmão do presidente Lula, na diretoria da entidade. A omissão ocorreu durante a formalização de um acordo que permitia descontos em benefícios de aposentados e pensionistas.

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

Segundo a CGU, ao assinar a declaração de conformidade exigida por lei, o sindicato não informou que José Ferreira, conhecido como Frei Chico, ocupava o cargo de Diretor Nacional de Representação dos Aposentados Anistiados. Na época, Lula já exercia a presidência da República, o que, conforme a legislação, impossibilita a participação de familiares diretos de agentes públicos em parcerias com órgãos governamentais.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

A CGU considera que a declaração entregue pelo Sindnapi em junho de 2023 foi falsa, e que isso comprometeu a transparência do processo de habilitação institucional. A omissão, segundo o órgão, dificultou o trabalho de fiscalização e impediu a identificação imediata de irregularidades legais. O presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza Filho, prestará depoimento à CPMI nesta quinta-feira (9).

Além disso, o documento da CGU ressalta que a Lei nº 13.019/2014 proíbe parcerias com organizações cujos dirigentes tenham vínculos diretos com agentes públicos ou seus parentes até o segundo grau. A entidade, no entanto, declarou que não se enquadrava em nenhuma dessas restrições.

A CGU abriu um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) contra o Sindnapi, que está entre as 37 entidades investigadas na chamada “farra do INSS”. De acordo com a Operação Sem Desconto, o sindicato arrecadou cerca de R$ 259 milhões em mensalidades entre janeiro de 2019 e março de 2024.

Em nota, o Sindnapi afirmou estar surpreso com os mandados de busca e apreensão realizados em sua sede e na residência de seus dirigentes. A defesa declarou não ter tido acesso aos autos, mas negou qualquer prática ilegal e garantiu que demonstrará a legalidade de suas ações.

A reportagem procurou o sindicato para comentar especificamente a acusação da CGU sobre a omissão de informações, mas não obteve resposta até o momento.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Ancelotti lidera ranking dos técnicos mais bem pagos do mundo

Carlo Ancelotti, atual comandante da Seleção Brasileira desde maio...

“Nunca mais vou poder jogar”, desabafa Thiago Nigro após acidente grave no dia do casamento

Thiago Nigro, influenciador digital e empresário, usou suas redes...

Virginia teria bloqueado Vini Jr. no WhatsApp motivando o pedido de desculpas, segundo colunista

Na noite desta quarta-feira (08/10), Vinícius Jr. utilizou suas...

Líder do Hamas confirma fim da guerra com Israel em Gaza

Hamas e Israel chegaram a um entendimento para encerrar...
Translate »