Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Chanceler alemão tenta amenizar polêmica após declarações sobre Belém

Date:


Encontro cordial entre o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente Lula durante a COP30 em Belém. (Foto: Instagram)

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, voltou a comentar nesta quarta-feira (19/11) as críticas geradas por suas falas sobre Belém (PA), feitas durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio. Após afirmar que jornalistas alemães estavam “contentes” por deixar a cidade durante a COP30, Merz disse agora acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitará seu elogio à Alemanha como um dos países mais bonitos do mundo.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Durante um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, Merz contou que pediu ao ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, para transmitir saudações a Lula, com quem espera ter uma conversa cordial na próxima Cúpula do G20, na África do Sul. Ele reforçou que considera a Alemanha um país belo e livre, e acredita que Lula também compartilhará essa visão.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

A repercussão negativa começou após Merz usar Belém como exemplo para exaltar o ambiente econômico alemão. Ele relatou que nenhum jornalista quis permanecer no Brasil após a COP30, e que todos ficaram satisfeitos em retornar à Alemanha, especialmente após a estadia em Belém. A fala foi considerada ofensiva por autoridades brasileiras.

O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, afirmou que Merz não pedirá desculpas, pois suas palavras foram mal interpretadas. Segundo ele, o chanceler não expressou repulsa pela cidade e teve uma impressão positiva da visita ao Pará. Kornelius explicou que o comentário se referia ao cansaço da comitiva após uma longa viagem e agenda intensa.

Ele também frisou que o Brasil continua sendo o principal parceiro geoestratégico da Alemanha na América do Sul. Ao reforçar que Merz não teve intenção de menosprezar o Brasil, o porta-voz declarou que o país também pode ser considerado um dos mais bonitos do mundo.

A polêmica surgiu após a participação de Merz na reunião preparatória da COP30, em Belém. Durante o encontro com Lula, o chanceler anunciou que a Alemanha contribuirá com um valor expressivo para o fundo Tropical Forests Forever Fund (TFFF), voltado à preservação ambiental.

Inicialmente, a ausência de números concretos causou frustração na equipe brasileira. No entanto, na noite de quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou que o aporte será de 1 bilhão de euros.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Boni detalha motivo de proibição de roupas chamativas na TV Globo

Boni, ícone na trajetória da TV Globo, revelou a...

Nasce Rosamaria, primeira filha de Key Alves e Bruno Rosa, em São Paulo

A pequena Rosamaria, fruto da união da jogadora de...

Ticiane Pinheiro exagera na dança de Natal, machuca o joelho e faz ressonância

Ticiane Pinheiro se empolgou demais durante as festas de...
Translate »