Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Rajadas de vento ultrapassam 100 km/h e causam estragos em São Paulo

Date:


Rajada de vento derruba árvore sobre kombi em rua de São Paulo (Foto: Instagram)

Durante fortes tempestades em São Paulo, rajadas de vento intensas têm atravessado a cidade de forma quase invisível, mas com efeitos bastante visíveis, como árvores derrubadas, galhos partidos e cabos elétricos retorcidos. Em algumas ocasiões, essas rajadas chegaram a ultrapassar os 100 km/h, como registrado em outubro de 2024.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

De acordo com a Defesa Civil Estadual, essas rajadas são causadas por mudanças bruscas na velocidade e direção do ar na atmosfera. Elas ocorrem principalmente quando massas de ar se deslocam rapidamente, especialmente durante a formação de nuvens de tempestade, como as cumulonimbus, ou durante a chegada de frentes frias, quando massas de ar com temperaturas diferentes se encontram.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

Esses ventos também podem surgir em regiões montanhosas ou em vales, onde o ar é canalizado. No entanto, nem todas as rajadas são registradas oficialmente. Em São Paulo, duas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — no Mirante de Santana e em Interlagos — realizam medições, complementadas pela rede da prefeitura, utilizada pela Defesa Civil.

A medição é feita com anemômetros, que podem ser mecânicos, eletromecânicos, sônicos ou do tipo tubo de pitot, sempre instalados a 10 metros do solo, conforme normas da Organização Meteorológica Mundial. O modelo mais comum possui copos hemisféricos que giram com o vento, convertendo o movimento em dados sobre a velocidade.

A Defesa Civil alerta que é possível que rajadas mais intensas tenham passado pela cidade sem serem detectadas, já que os sensores só captam o vento no ponto exato onde estão instalados. Além disso, a presença de construções, vegetação e relevo pode alterar o comportamento do vento, canalizando ou desviando seu fluxo.

Esses fenômenos são rápidos e localizados, podendo durar apenas segundos. Se o sensor estiver distante ou obstruído, pode não registrar o pico de intensidade. Entre os maiores registros na Grande São Paulo estão os 107,6 km/h em Interlagos (2024) e 105,1 km/h em Barueri (2023).

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Boni detalha motivo de proibição de roupas chamativas na TV Globo

Boni, ícone na trajetória da TV Globo, revelou a...

Nasce Rosamaria, primeira filha de Key Alves e Bruno Rosa, em São Paulo

A pequena Rosamaria, fruto da união da jogadora de...

Ticiane Pinheiro exagera na dança de Natal, machuca o joelho e faz ressonância

Ticiane Pinheiro se empolgou demais durante as festas de...
Translate »