A 32ª edição do Prêmio Multishow, realizada nesta terça-feira (9/12) na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, consagrou João Gomes como o grande vencedor da noite. O evento, transmitido ao vivo pela TV Globo pela primeira vez, além do Multishow e Globoplay, celebrou os principais nomes da música brasileira em 23 categorias.
João Gomes foi eleito “Artista do Ano” e subiu ao palco em outras duas ocasiões: por “Álbum do Ano” com o projeto Dominguinho, em parceria com Mestrinho e Jota.pê, e por “Forró/Piseiro do Ano” com a música Beija Flor. O álbum também venceu na categoria “Capa do Ano”. Ana Castela, Zé Felipe e Marina Sena lideravam as indicações, mas foi o forrozeiro quem dominou a premiação.
O júri da Academia Prêmio Multishow, composto por profissionais da indústria musical com diversidade de gênero, raça e região, foi responsável por eleger os vencedores de 18 categorias. Já o público votou em cinco delas: Clipe TVZ do Ano, Show do Ano, Hit do Ano, Revelação do Ano e Categoria Brasil.
Entre os destaques, “P do Pecado”, de Menos é Mais e Simone Mendes, venceu como “Hit do Ano” e “Samba/Pagode do Ano”. “Tubarões”, de Diego & Victor Hugo, levou o troféu de “Sertanejo do Ano”, enquanto “Numa Ilha”, de Marina Sena, foi eleito “Pop do Ano”. O prêmio de “Funk do Ano” ficou com “Bota Um Funk”, de Pedro Sampaio, Anitta e MC GW.
A noite também foi marcada por homenagens. Gilberto Gil, atualmente em turnê com o espetáculo “Tempo Rei”, foi o grande homenageado da edição. O cantor O Kannalha, que venceu na categoria “Axé/Pagodão do Ano”, dedicou sua apresentação a Preta Gil, falecida em julho.
Outros vencedores incluem Luedji Luna (“MPB do Ano”), Planet Hemp e BaianaSystem (“Rock do Ano”), Papatinho (“DJ do Ano”) e Eli Soares (“Gospel do Ano”). Mestrinho foi eleito “Instrumentista do Ano” e Pretinho da Serrinha venceu em “Produção Musical do Ano”.
A categoria “Revelação com Orgulho” premiou Danilo & Davi, enquanto Benzadeus venceu a “Categoria Brasil”, representando a região Centro-Oeste.


