Um incêndio de grandes proporções atingiu um imóvel comercial na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (15/12). O fogo teve início em uma loja de motos elétricas situada no térreo do prédio, que comercializa, aluga e faz manutenção de scooters e motocicletas. As chamas se espalharam rapidamente, devido à presença de baterias de íons de lítio, altamente inflamáveis e que liberam gases tóxicos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos três pessoas ficaram feridas, sendo uma delas em estado grave. As autoridades precisaram evacuar o prédio, que abriga unidades residenciais a partir do segundo andar, para evitar riscos à saúde dos moradores devido à fumaça tóxica. Imagens divulgadas pelo portal LeoDias mostram o resgate dramático de uma das vítimas em meio ao incêndio.
O incidente causou grande transtorno no trânsito da região. A Avenida Princesa Isabel foi totalmente interditada no sentido Botafogo, e o tráfego foi desviado pela Rua Ministro Viveiros de Castro. A CET-Rio e a Guarda Municipal implementaram uma faixa reversível no sentido oposto do Túnel Novo para minimizar os impactos. Às 19h23, o fogo foi controlado, e uma das faixas foi liberada. Já às 23h10, quatro faixas estavam desbloqueadas, com equipes da Polícia Militar e dos Bombeiros ainda no local.
O major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou em entrevista à TV Globo que incêndios envolvendo baterias de lítio, como as usadas em motos elétricas, tendem a ser mais violentos e perigosos, devido à alta temperatura e à liberação de gases tóxicos.


