Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

PF prende filhos de envolvidos no esquema do “careca do INSS” em nova fase da Operação Sem Desconto

Date:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), mais uma fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS. Foram presos Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes — conhecido como “careca do INSS” — e Éric Fidélis, filho do ex-diretor de benefícios do INSS, André Fideles. O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em diversos estados — São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão — e no Distrito Federal. O objetivo é aprofundar as investigações sobre crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio.

Em nota, o deputado Alfredo Gaspar (relator da CPMI do INSS) destacou que os alvos da operação já haviam sido citados em seu relatório, e que as prisões reforçam a gravidade do esquema e a importância do trabalho da comissão. Ele ressaltou o compromisso da CPMI com a responsabilização dos envolvidos e a defesa dos aposentados prejudicados.

A primeira fase da Operação Sem Desconto ocorreu em abril de 2024, revelando um esquema de descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários. Segundo a PF, as fraudes podem ter causado prejuízos de até R$ 6 bilhões. Desde então, 18 pessoas foram presas, entre políticos e empresários. Esta é a nona fase da operação.

Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”, está preso desde setembro e é apontado como operador do esquema. Ele e empresas ligadas a ele teriam recebido mais de R$ 53 milhões de entidades associativas. A operação continua em andamento e novas fases não estão descartadas.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Extratos comprovam repasses milionários de Daniel Vorcaro para empresa de ministro Dias Toffoli

Extratos bancários obtidos pelo jornal Estadão indicam que o...

Portal LeoDias divulga depoimentos e laudo pericial sobre agressão e morte do cão Orelha

O portal LeoDias recebeu informações exclusivas sobre o resgate...

Ana Clara supera término com Bruno Tumoli e assume novo romance com Felipe Aranda

Ana Clara já deixou para trás o relacionamento que...
Translate »