Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Maduro pede fim de tensões com os EUA após envio de caças por Trump ao Caribe

Date:

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo nesta sexta-feira (5/9) para que os Estados Unidos reduzam as tensões militares no Caribe, a fim de evitar um “conflito de grande impacto”. A declaração veio após o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizar o uso de força contra aviões venezuelanos que representem ameaça a navios americanos e enviar 10 caças F-35 para Porto Rico.

Vestido com uniforme militar, Maduro discursou em Caracas diante de milicianos, acusando Washington de tentar impor uma “mudança violenta de regime” na América Latina. Ele afirmou que, apesar das divergências entre os países, não há justificativa para um conflito armado na região.

O clima se agravou após caças venezuelanos sobrevoarem o destróier USS Jason Dunham, que patrulha o Caribe em operações contra o narcotráfico. O Pentágono classificou o ato como “altamente provocativo”. Em resposta, Trump declarou que não busca derrubar Maduro, mas reiterou críticas ao regime chavista, acusando-o de envolvimento com cartéis de drogas e envio de criminosos aos EUA. “Se eles nos colocarem em uma posição perigosa, serão abatidos”, disse o presidente americano.

A tensão aumentou ainda mais com o ataque da Marinha dos EUA a uma embarcação venezuelana, supostamente ligada ao cartel Tren de Aragua, que deixou 11 mortos. Fontes do governo Trump afirmaram que este é apenas o início de uma nova ofensiva contra o chavismo.

Maduro, por sua vez, rejeitou as acusações e afirmou que a Venezuela está aberta ao diálogo, mas exige respeito. Ele classificou as ações dos EUA como um “beco sem saída” e pediu que Washington abandone seus “planos de violência contra a soberania latino-americana”.

A escalada militar acontece em meio ao endurecimento da política externa dos EUA contra Maduro, acusado de ligação com o cartel de Los Soles. No entanto, até o momento, não foram apresentadas provas concretas que sustentem essa acusação. Uma frota naval americana se dirige à costa venezuelana, com a promessa da Casa Branca de usar “todo o poder” contra o narcotráfico na região.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Comentário de Thayse Teixeira sobre Vini Jr. gera polêmica

  Durante uma edição recente do programa Fofocalizando, a apresentadora...

Vini Jr. deixa escapar novo indício de affair com Virginia

  Os rumores de um possível romance entre o jogador...

Surfista morre após ataque de tubarão na Austrália

Um surfista experiente de 57 anos faleceu após ser...

Trump volta a atacar governo Lula: “Radicalmente de esquerda”

Durante entrevista concedida na Casa Branca nesta sexta-feira (5/9),...
Translate »