Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Trump exclui África do Sul do G20 em Miami e corta ajuda financeira

Date:


Trump anuncia exclusão da África do Sul do G20 e suspensão de ajuda financeira. (Foto: Instagram)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26/11) que a África do Sul não será convidada para a 21ª cúpula do G20, que acontecerá em Miami, na Flórida, em 2026. Além da exclusão do evento, o governo norte-americano também decidiu suspender o envio de ajuda financeira a Pretória.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Trump justificou a medida alegando que há casos de assassinatos de cidadãos brancos na África do Sul, além de supostos confiscos de propriedades agrícolas por parte do governo local. O presidente também criticou a postura do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, por não ter repassado a presidência rotativa do G20 a um representante da embaixada dos EUA durante o encerramento da cúpula de 2025.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

De acordo com Trump, a recusa da África do Sul em ceder a presidência temporária do grupo a um diplomata norte-americano foi uma afronta inaceitável. Em comunicado publicado na rede social Truth, o presidente afirmou que a África do Sul não é digna de integrar organizações internacionais e declarou a suspensão imediata de todos os repasses e subsídios ao país africano.

O governo sul-africano, por sua vez, argumentou que a transferência da presidência do G20 deveria ocorrer por meio de um chefe de Estado ou, no mínimo, por um secretário indicado diretamente pelo presidente dos Estados Unidos, e não por um diplomata de nível inferior.

A cúpula do G20 de 2025 foi realizada na África do Sul entre os dias 22 e 24 de novembro, mas os Estados Unidos optaram por não participar do evento. A decisão de boicote já havia sido antecipada por Trump, que vem fazendo críticas frequentes ao governo sul-africano.

Apesar das alegações do presidente norte-americano sobre um suposto "genocídio de brancos", nenhuma organização internacional de direitos humanos reconhece a existência de tais crimes na África do Sul.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Zelensky e Trump avançam em plano de paz entre Ucrânia e Rússia

Zelensky reafirma empenho por paz...

Congresso aprova reajuste salarial para forças de segurança do DF

Congresso aprova reajuste salarial para...

Millie Bobby Brown nega acusações de bullying contra David Harbour nos bastidores de Stranger Things

Millie Bobby Brown se pronunciou pela primeira vez após...
Translate »