Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Chanceler alemão tenta amenizar polêmica após declarações sobre Belém

Date:


Encontro cordial entre o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente Lula durante a COP30 em Belém. (Foto: Instagram)

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, voltou a comentar nesta quarta-feira (19/11) as críticas geradas por suas falas sobre Belém (PA), feitas durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio. Após afirmar que jornalistas alemães estavam “contentes” por deixar a cidade durante a COP30, Merz disse agora acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitará seu elogio à Alemanha como um dos países mais bonitos do mundo.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Durante um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, Merz contou que pediu ao ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, para transmitir saudações a Lula, com quem espera ter uma conversa cordial na próxima Cúpula do G20, na África do Sul. Ele reforçou que considera a Alemanha um país belo e livre, e acredita que Lula também compartilhará essa visão.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

A repercussão negativa começou após Merz usar Belém como exemplo para exaltar o ambiente econômico alemão. Ele relatou que nenhum jornalista quis permanecer no Brasil após a COP30, e que todos ficaram satisfeitos em retornar à Alemanha, especialmente após a estadia em Belém. A fala foi considerada ofensiva por autoridades brasileiras.

O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, afirmou que Merz não pedirá desculpas, pois suas palavras foram mal interpretadas. Segundo ele, o chanceler não expressou repulsa pela cidade e teve uma impressão positiva da visita ao Pará. Kornelius explicou que o comentário se referia ao cansaço da comitiva após uma longa viagem e agenda intensa.

Ele também frisou que o Brasil continua sendo o principal parceiro geoestratégico da Alemanha na América do Sul. Ao reforçar que Merz não teve intenção de menosprezar o Brasil, o porta-voz declarou que o país também pode ser considerado um dos mais bonitos do mundo.

A polêmica surgiu após a participação de Merz na reunião preparatória da COP30, em Belém. Durante o encontro com Lula, o chanceler anunciou que a Alemanha contribuirá com um valor expressivo para o fundo Tropical Forests Forever Fund (TFFF), voltado à preservação ambiental.

Inicialmente, a ausência de números concretos causou frustração na equipe brasileira. No entanto, na noite de quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou que o aporte será de 1 bilhão de euros.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Oruam desabafa sobre estigma ligado ao pai Marcinho VP: “É surreal”

Oruam desabafa sobre o impacto...

Polícia Civil apreende arsenal que seria usado pelo PCC no litoral paulista

Polícia Civil apreende arsenal de...

Neymar encerra jejum de gols e marca na vitória do Santos sobre o Mirassol

Neymar comemora com os punhos...
Translate »